Nesta segunda-feira, o governo do Estado deve anunciar o resultado de 10 recursos solicitados para rever a determinação de bandeiras das regiões. As cores de cada região foram anunciadas, na última sexta-feira, e valem pela 16ª semana de modelo do distanciamento controlado. Após a divulgação da classificação definitiva, as regras para cada bandeira devem ser cumpridas a partir de terça-feira. O modelo foi adotado para exigir que normas de prevenção ao coronavírus sejam adotadas no território gaúcho. A região de Santa Maria está na bandeira laranja.
RS tem mais 1.164 casos e 16 mortes pelo novo coronavírus
É o menor número de recursos enviados desde que a instância recursiva foi implementada, na sétima rodada. De acordo com o resultado preliminar,13 regiões com bandeira vermelha (alto risco) e oito com laranja (risco médio).
Não houve pedido de bandeira laranja para amarela - todas as solicitações são de municípios e regiões preliminarmente em vermelho que pedem a bandeira laranja. As 13 regiões preliminarmente classificadas com risco alto para o contágio por coronavírus são Santa Cruz do Sul, Lajeado, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Santo Ângelo, Santa Rosa, Capão da Canoa, Guaíba, Porto Alegre e Pelotas.
Desde o dia 11 de agosto, o governo do Estado decretou a possibilidade de gestão compartilhada do modelo de Distanciamento Controlado para regiões Covid e seus respectivos municípios que quiserem estabelecer protocolos regionais mais brandos. Nove regiões deram entrada com pedidos e todas já estão habilitadas: Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas e Lajeado. Dessas regiões, 207 municípios optaram por adotar os protocolos regionais.